"Se nada nos salva da morte, que o amor nos salve da vida."

domingo, 25 de abril de 2010

São Paulo


Eu amo São Paulo.  Como escritor eu poderia morar em qualquer outro canto do mundo, escrever diante de uma paisagem deslumbrante.
Mas,e se o computador der pau? Quem concerta? E se der fome de madrugada, quem entrega comida? E se eu quiser pesquisar algo na biblioteca, terá alguma completa por perto? E se eu quiser relaxar e ver um filme de arte, terá algum cnema na região? E se eu quiser dançar um determinado estilo? E onde estão os amigos de todas as partes do Brasil? E uma padoca aberta de madrugada, quando bater a insônia? E uma festa maluca que começa as duas da manha em um galpão abandonado? E qundo trouxerem uma exposição sobre a China, ela estará por perto? E haverá uma feira de livros com todas as editoras representadas? Aliás, dará paea eu comprar livros a qualquer hora do dia? E se eu estiver duro, terá uma peça do Mário Bortolotto custando um real, ou um Shakespeare grátis no teatro do SESI? E os sebos com livros usados? Os cursos grátis do SESC? Posso ser ouvinte de uma boa universidade? Aparecer nas palestras do Instituto Moreira Salles?
Quem decide se mudar de São Paulo deve abrir mão de tudo isso.
São Paulo não tem cara. É um caleidoscópio do caos. Por isso fascina. Por isso funciona. Das marginais, vê-se a cidade se acotovelar no sentido da cordilheira da avenida Paulista. Sobre ela, a indefinida cor da poluição. (...)
São Paulo é o mundo entre seus rios. Não existe nada igual. É única e essencial. Nas calçadas, não se estranha um negro de mãos dadas com uma loira, um japonês gordo jogando dominó com um cego, um português rindo da piada de um italiano, um índio executivo de terno e gravata falando no celular, um árabe beijando um judeu, punks lésbicas bebendo cerveja, um camelô lendo Dostoievski, um malabarista cuspindo fogo. (...)
O sol nem nasceu. Gente voltando da balada é servida no mesmo balcão que gente indo  ao trabalho. E um pastel de feira não faz mal a ninguém.  (...)
                                                               
                                                                                                                                                       Marcelo Rubens Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário